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Apresentação
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Acalanto de brincadeiras e interações na Creche
Conteúdo digital extra
Olá, professor(a)!
Você está acessando o conteúdo extra do livro Acalanto de brincadeiras e interações na Creche. As atividades aqui propostas são para impressão e uso em seu planejamento e em sala de aula e estão interligadas aos conteúdos e abordagens do livro. Estão divididas em:
- materiais gráficos: jogos, modelos de cartazes, figuras geométricas, entre outros.
- materiais lúdicos: manifestações culturais e tradicionais (lendas, histórias folclóricas, cantigas, festas típicas, brinquedos tradicionais, artesanatos, quadrinhas, parlendas, brincadeiras e receitas), com sugestões de atividades, de cada região (Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul) e aquelas que são difundidas nacionalmente. Utilize o mapa com os estados brasileiros para localizar as fontes folclóricas e as atividades propostas às crianças.
- materiais de avaliação: fundamentados na Base Nacional Comum Curricular (2017), foram construídos para apoiar o acompanhamento da aprendizagem e do desenvolvimento dos bebês e das crianças bem pequenas. São fichas para observações e registros concebidas com princípios da avaliação crítica e ativa. Sugerimos que você monte um dossiê de registro e anotações sobre cada aluno. A partir dele, você vai produzir o relatório de avaliação que será entregue às famílias para que possam acompanhar o processo educativo.
Salientamos que muitas festas folclóricas brasileiras têm caráter religioso ou traços do sincretismo que marcou algumas matrizes africanas e indígenas em hibridismo com a religião católica. Isso reproduz um período de resistência dos negros e povos nativos frente à dominação do branco colonizador e toda a mistura de etnias e raças que constituem o povo brasileiro: indígenas, europeus, africanos, asiáticos, judeus e orientais. Ao trabalhar uma festa folclórica, como o congado, você estará perpetuando as origens e a memória da nossa cultura. Não é uma doutrinação religiosa nem um credo. Os bebês e as crianças bem pequenas têm direito de conhecer e vivenciar as expressões folclóricas em suas brincadeiras e interações.
A alimentação, estudada por Gilberto Freyre (1900-1987) e outros antropólogos e pesquisadores, é uma manifestação cultural genuína que envolve a necessidade de sobrevivência, o deleite e as sensações. Os pratos típicos regionais e nacionais revelam uma diversidade de ingredientes, sabores e hábitos que nos ajuda a entender quem é o brasileiro. Ao preparar ou experimentar as receitas, é importante, contudo, considerar as intolerâncias alimentares, escolhas ideológicas, costumes culturais religiosos e preferências alimentares. Substitua:
E prefira alimentos orgânicos, sem uso de agrotóxicos, cultivados com simplicidade por pequenos agricultores e em hortas domésticas.
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